quinta-feira, 17 de março de 2011

Materia publicada no Jornal Tribuna da Bahia

Cursos Profissionalizantes abrem portas para o mercado de trabalhoPublicada: 03/02/2011 07:01| Atualizada: 03/02/2011 06:50
Roberta Cerqueira

A falta de experiência é um dos maiores entraves para a inserção do jovem no mercado de trabalho. A qualificação, através de cursos profissionalizantes, tem sido uma alternativa para quem tem pressa e não tem condições financeiras para investir em uma universidade. Há apenas três meses em Salvador, a franqueada Projeta Cursos, instalada no centro da cidade, já atraiu mais de 400 interessados e tem perspectiva de fechar o ano com 1.200 alunos.
Em apenas seis meses, é possível concluir um dos cursos oferecidos pela escola com perspectiva de encaminhamento ao emprego. “Diversas empresas já nos procuraram interessadas em absorver nossos profissionais”, destaca o diretor financeiro da instituição, Luiz Fernando Fontes.
Oito turmas estão em aulas e outras 15 devem iniciar as atividades entre os meses de fevereiro e abril. Os cursos mais procurados são os de massoterapia, auxiliar de laboratório e auxiliar de dentista, mas, a escola ainda oferece treinamento para auxiliar de pet shop, atendente de farmácia e cuidador de idosos.
“A procura tem sido tão grande que tivemos que aumentar de quatro para nove o número de salas e abrir novos cursos”, diz Leonardo Fontes, diretor comercial, ressaltando que serão instalados ainda cursos de estética facial, estética corporal e banho e tosa.
“Fizemos pesquisas e percebemos que havia uma grande oferta de trabalho nestas áreas, porém não existiam profissionais qualificados, muito menos escolas especializadas neste tipo de curso”, explica Leonardo.
A escola oferece ainda palestras gratuitas para alunos e público em geral sobre primeiros socorros, doenças sexualmente transmissíveis, técnica de curativo, queimaduras e sinais vitais.
No último ano do ensino médio, Albert da Cruz Ribeiro, 17 anos, sonha em cursar medicina. “Mas, para isso, preciso ter um trabalho, uma fonte de renda, pois meus pais não poderão custear meus estudos sozinhos”, diz.
O curso de auxiliar de farmácia surgiu como uma oportunidade de Albert entrar na área de saúde e galgar espaço no mercado de trabalho. “Estou gostando muito”, diz ele, que é um dos mais dedicados alunos.
“Ele assiste a todas as palestras, é muito interessado e participativo nas aulas, terá uma boa qualificação, com certeza”, garante a coordenadora pedagógica Lorena Medeiros de Araújo. 
Com 20 anos e nenhuma experiência profissional comprovada em carteira, Joice Sena só termina o curso em julho, mas já sonha com o primeiro emprego. “As pessoas exigem experiência, mas como vamos ter experiência sem uma primeira oportunidade?”, questiona.
A Projeta tem 100 escolas espalhadas pelo país, quatro na Bahia, duas em Salvador, uma na Avenida Joana Angélica, outra no bairro de Cajazeiras e nos municípios de Liberdade, Itabuna e Feira de Santana. Uma nova unidade está prevista para Lauro de Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário